MENU ☰

NOTÍCIAS

Publicado em 09/03/2021 17:52:04

Revisão Elétrica do Carro: Quando e o que revisar?

É necessária muita atenção para evitar grandes prejuízos e multas.

A parte elétrica do veículo é muito delicada, mas se você cuidar bem do sistema, os riscos de uma pane, no trânsito, reduzem drasticamente. É necessária atenção a diversos componentes para que não ocorra nenhum tipo de problema que acabe resultando em prejuízos ou multa.

Mas o que compõe uma revisão elétrica no carro? Confira agora!

Na revisão elétrica deve-se verificar tudo o que pode ser medido ou avaliado visualmente dos componentes elétricos de um veículo. Medem-se o alternador, a descarga da bateria, aperto dos fios de aterramento, na bateria como na lata do carro, e todas as lâmpadas são acesas e devem cumprir com suas finalidades. Além disso, todos os outros componentes devem ser testados e estarem funcionando de acordo com o manual do carro.

 

Listamos alguns itens principais para serem revisados periodicamente para evitar futuros problemas.

– Bateria

Principal componente do sistema elétrico do carro, é ela quem alimenta todo o conjunto. A vida média da bateria é em torno de quatro anos, na melhor das circunstâncias. Porém, pelo menos uma vez ao ano é bom fazer uma verificação da bateria em uma oficina especializada. Lá serão feitos testes que vão confirmar se a bateria necessita ou não ser trocada.

– Alternador

O alternador é fundamental para o sistema elétrico, sem ele o carro dependeria somente da energia que é acumulada na bateria. Por isso, sempre que perceber alguma anormalidade, como dificuldades na partida do motor, variações na iluminação das lâmpadas de farol, a luz de bateria no painel acesa,  deve-se verificar de imediato o funcionamento do alternador.

– Iluminação

O sistema de iluminação do carro é muito importante para manter a segurança. Devem ser verificadas as lâmpadas dos faróis e das lanternas, é extremamente necessário para evitar acidentes. Independente do funcionamento da lâmpada, é recomendada a troca a cada dois anos, por motivos de segurança, para que o motorista não sofra com problemas durante uma viagem à noite, por exemplo.

– Sinalização

As setas e as luzes de posição devem ser verificadas para evitar as colisões. Essas são as luzes mais utilizadas, e é recomendável a troca anual. Devemos lembrar que não se deve esperar a lâmpada queimar para efetuar a troca, ela deve ser feita com a lâmpada ainda funcionando, para evitar que ela queime durante uma situação onde ela seja necessária.

– Periféricos

Os vidros e as travas elétricas são funções que servem mais para o conforto, mas que também merecem atenção. O recomendado é levar o carro ao mecânico, ao menos uma vez por ano para executar a revisão desses componentes. É preciso ter atenção com a instalação de alarme e sistema de som que não vieram de fábrica, se forem instalados de forma incorreta pode sobrecarregar a bateria, diminuindo assim a vida útil e podendo fazer com que ela pare de funcionar em qualquer situação.

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos.

 

Fonte: Oficina Cerrocar / Razorsom