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Publicado em 12/04/2021 17:54:24

Especialistas citam os 15 carros para se evitar

Confira se o seu carro está na lista

Alguns carros são veículos de locomoção bem atraentes, diferentes, rápidos e chamativos. Entretanto, optar em escolher um automóvel apenas pela estética pode ter um preço grave a se pagar. Existem carros que são baratos na hora da compra mas têm um mantimento caríssimo, e também existem aqueles que são extremamente caros e depois causam um monte de problemas. Todos estes exemplos são detalhes que alguém deve saber e tomar cuidado na hora de escolher um veículo novo, e hoje, a gente separou uma lista dos 15 carros para evitar de qualquer maneira, segundo especialistas do setor automotivo.

 

1.Fiat Grand Siena
Produzido pela marca italiana Fiat, o Grand Siena é um veículo parado no tempo. Está há seis anos no mercado e não muda nada, e ainda consegue resistir com o velho fire 1.0 ou 1.4. O Grand Siena tem ficado de fora com a chegada de modelos melhores que conseguem bater de frente em especificações mecânicas, consumo e preço. 

O Grand Siena não possui futuro no mercado. Ele ainda costuma ser comercializado em trocas, leilões e mercados não oficiais, mas se for optar em ter um veículo da Fiat zero km, pense duas vezes se estiver cogitando adquirir o Grand Siena.

 

2.Citroën C3
Produzido pela Citroën, o C3 é um veículo que não é ruim, ele tem ótimos recursos, mas a Citroën recentemente enxugou a linha C3, que, agora, tem apenas três versões, e o modelo de entrada ficou R$ 1.100 mais caro (R$ 55.090). 

O Citroën C3 possui boas especificações, mas o seu consumo não é de chamar atenção e, pelo menos aqui no Brasil, sua manutenção é um pouco desalinhada em questão de preço comparado a outros modelos concorrentes que possuem recursos semelhantes.

 

3.Nissan March
Produzido pela Nissan, o Nissan March é outro carro que foi esquecido. Mas o drama maior do compacto da Nissan é o futuro, pois não se sabe se a Nissan vai continuar produzindo o hatch, uma vez que a aposta é que só a nova geração do Versa será vendida no Brasil. 

O veículo não é considerado um carro ruim, pelo contrário, mas o fato dele ser incerto para o futuro causa algumas dúvidas ao consumidor, já que talvez a versão atual seja a última lançada. Este será mais um dos carro a ser esquecido com a enorme chegada de grandes híbridos e carros elétricos no mercado.

 

4.Chery QQ
Produzido pela montadora chinesa Chery, o QQ é o carro mais barato do Brasil, e talvez essa seja uma das únicas coisas que chamam atenção neste veículo, se não for a única.

O QQ tem uma pequena presença no Brasil, principalmente em classes como C e D, mas pelo fato de ainda ser fraco no país, o consumidor pode ter prejuízo somente com um dano no veículo. Evite comprar este carro e não tenha transtornos, o preço baixo (R$ 26.000) não vale o consumo.

 

5.Lifan 530 
A Lifan é uma montadora chinesa, a segunda marca em exportação de automóveis do país. Mas aqui no Brasil seus modelos ainda são quase nulos no consumo da população. O seu modelo 530 é um veículo defasado e quase saindo de linha, já que a proposta do sedã compacto chinês esbarra em sua baixa qualidade e atributos. 

O projeto não é novo e, diferente do X80, ainda tem muitos erros. Está no portfólio da marca mais para fazer número. Não vale a pena comprar o Lifan 530 nos dias de hoje. O veículo não tem futuro e pode gerar transtornos, sem contar que existem concorrentes mais em conta no mercado.

 

6.Fiat Palio Weekend
Produzido pela Fiat, o Palio Weekend é uma das versões do famoso Palio. O Weekend rodou bem durante seus anos dentro do mercado, inclusive, até hoje é uma opção bastante procurada em carros usados. É um veículo excelente, com suas especificações fixas.

Porém, estas especificações se tornaram antigas, e o mercado vem inovando cada Ano que passa. O Weekend já está tão debilitado, que no fim de 2018, vendeu menos de 90 unidades. O veículo está saindo de cena, e não vale a pena comprá-lo.

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7.Mitsubishi ASX 
A Mitsubishi é uma indústria japonesa, na qual é o 6.º maior construtor de carros do país, trazendo diversos modelos excelentes, como o ASX, que é um ótimo carro. Por este simples fato se esperarava uma evolução melhor ainda, mas isso não aconteceu com o Mitsubishi ASX.

O veículo parou no tempo. Já tem quase uma década que é produzido sobre a mesma plataforma e, apesar de duas reestilizações, carrega um desenho cansado em relação a outros rivais – e até aos demais SUVs da Mitsubishi. O motor 2.0 flex também não empolga, o acabamento é datado e simples, e o pós-venda tem reputação de ser complicado.

 

8.Fiat Doblò 
Produzido pela marca italiana Fiat, o Doblò é um veículo bastante famoso da marca, que tem presença forte na zona urbana. Seu espaço é de chamar atenção, e este é um dos principais motivos que alguém pensa emadquirir o Doblò – ele é um excelente carro para trabalho e acomodo. 

E como se trata de um veículo simples e relativamente antigo, podemos imaginar um preço em conta, mas essa que é a maior surpresa. Com valores a partir de R$ 84.390, o Doblò não vale o preço, e ainda pode chegar a R$ 95.490. Com esse valor, já dá até para pensar em uma picape média ou, quem sabe, em um SUV médio

 

9.Peugeot 308 
Produzido pela montadora francesa Peugeot, o 308 já tem uma estrada longa no Brasil e a falta de uma nova geração faz com que este modelo fique em desvantagem perante os rivais, apesar do bom motor 1.6 THP e do espaço oferecido.

O Peugeot 308 é um carro defasado, já foi ultrapassado por concorrentes melhores e mais acessíveis, e isto não apenas para o Peugeot 308, coni também para o outro modelo da Peugeot, 408.

 

10.Mitsubishi Lancer
Produzido pela Mitsubishi, o Lancer é um modelo compacto da Mitsubishi Motors. No Japão, é chamado Cedia. Em alguns mercados ele é comercializado como Plymouth Arrow. Outro modelo que também não tem futuro e está parado no tempo, é o Mitisubishi Lancer, que tem baixos números e perde rigorosamente para seus concorrentes. 

Não é de hoje que o sedã médio japonês está ameaçado de extinção, mesmo com a atualização em Taiwan. Por aqui, vendeu 1,6 mil no ano passado, mas já com 10 anos de estrada, o modelo ficou desatualizado e não há garantia de que exista por mais tempo.

 

11.Fiat Mobi GSR
Fabricado pela Fiat, o Mobi GSR é a pior versão do Mobi. O câmbio automatizado é confuso, e parece não entender as reais intenções do motorista. Em uma subida, por exemplo, o subcompacto tarda a reduzir as marchas e passa a impressão de falta de fôlego.

O motor 1.0 de apenas 77 cv de potência do Mobi GSR também não ajuda a vida do citycar fabricado em Betim (MG). De acordo com a fabricante, ele vai de 0 a 100 km/h em eternos 13,9 segundos, mas pode marcar bons números de consumo: 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol, e 14 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina.

 

12.Ford EcoSport Run Flat
Fabricado pela Ford, o EcoSport Run Flat é um veículo lindo, por fora. A maioria dos brasileiros coloca a estética antes da qualidade, e isso resultou com a Ford tirando o estepe da traseira do EcoSport e acrescentar um kit de reparo e pneus run flat em sua linha 2020. Caso o pneu fure, poderá percorrer no máximo 200 km, velocidade não superior de 80 km/h. Trata-se de uma medida emergencial, para que o motorista não seja obrigado a parar o EcoSport para trocar o pneu.

Por conta da ausência do estepe, o cliente poderá equipá-lo apenas com pneus do tipo run flat – que são bem mais caros que os convencionais. Além disso, substituir os pneus por modelos convencionais é proibido no caso do EcoSport, que não pode rodar sem estepe e pneus convencionais por que não foi homologado assim.  

 

13.Renault Captur
Fabricado pela Renault, o Captur é um carro elegante que tem números baixíssimos, e ele ainda se encontra no site da montadora mesmo sem fazer parte da linha de 2020. Um carro só sai de linha quando deixa de ser oferecido, e o Captur, com primitivo câmbio automático de apenas quatro marchas continua no site da Renault.

Isso significa que algumas concessionárias ainda contam com esta versão no estoque. O casamento entre o motor 2.0 de 148 cv de potência e com o câmbio automático de apenas quatro marchas é tumultuado, com trocas muito confusas.

 

14.Kia Soul 
Produzido pela Kia Motors, o Soul é um hatchback apresentado pela marca sob forma conceitual no NAIAS 2006, tendo alcançado a produção em série dois anos depois. O Kia Soul é um carro compacto projetado pelo centro de design californiano da Kia, revelado no Paris Motor Show 2008, fabricado na Coreia do Sul e comercializados globalmente começando em 2010.

Ele tem um visual interessante e uma série de boas soluções. Porém, parece demais desembolsar R$ 88 mil por um carro com motor 1.6 aspirado de 128 cv e sem uma série de equipamentos importantes.

 

15.Toyota Corolla Altis 
Produzido pela Toyota, o Corolla se posiciona como líder isolado no segmento de sedãs médios e também como um dos carros mais vendidos no Brasil. Entretanto, ele é um carro caro e pode se dizer que, considerando o custo benefício, não vale a pena. No caso da versão topo de linha Altis, a situação do Corolla é ainda pior.

A versão de topo custa R$ 118.850, antes os R$ 105.690 da opção abaixo, XE. O motor é o mesmo, assim como o número de air bags, a central multimídia e o banco de couros. O que diferencia o Altis dificilmente vale os mais de R$ 13 mil que ele custa a mais: faróis de LEDs, bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado ‘dual zone’ e limpador de para-brisas com sensor de chuva. Na categoria preços de carros, o Corolla Altis é caro. 

Fonte: Senhor Carros

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